É uma doença que afeta quase 90 por cento da população. É provocada pela acção de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente. (fonte OMD).Tal como uma gripe, um resfriado, ou até mesmo um simples herpes é fácil o seu contágio e simples a sua disseminação. Na carie dentaria por vezes surge -nos algumas duvidas tais como:

A cárie dentária é contagiosa? Num simples beijo posso ser contagiado? A troca de talheres pode originar cáries futuras???

Sim, Embora a culpa recaia sobre os doces, as cáries são causadas principalmente por microrganismos “bactérias” presentes na cavidade oral provenientes de troca de talheres ou mesmo um simples beijo, uma partilha de copo, entre outras formas fáceis de propagação destas bactérias. Estas estando presentes na cavidade oral aderidas aos dentes vão desfrutando das partículas de alimentos e açucares da última refeição. Um dos subprodutos criados por estas bactérias é o ácido, causado a degeneração e desmineralização dos nosso dentes, facilitando o aparecimento de perfurações retentivas colonizadas por bactérias e resíduos alimentares.
Assim tal como o vírus da gripe ou Herpes pode ser transmitido de pessoa para pessoa, as bactérias causadoras das cáries também podem. Uma das mais comuns é a Streptococcus mutans .
Desde de muito cedo as crianças estão particularmente mais vulneráveis e expostos através das pessoas mais próximas. Um dos contágios mais comuns é a de pai para filho. Bactérias causadoras de carie são comumente passadas para as crianças  quando a mãe ou o pai provam ou sopram a comida durante a alimentação.
Estudos comprovam que contágio pode ocorrer entre casais. Por isso, para o seu próprio bem, cuide  do sorriso da sua cara metade!!
Para diminuir o risco, é recomendável escovar 2/3 vezes dia, usar fio dentário, e ir regularmente ao seu médico dentista.
Se ainda ficou com dúvidas e pretende saber como anda seu sorriso. Faça-nos uma visita! Será um enorme prazer cuidar do seu sorriso!!